terça-feira, 3 de maio de 2011

Laboratório, espaço de que?

A primeira idéia de laboratório, que vem em mente, é a daquele espaço organizado, com equipamentos de alta precisão, modernos, e que, bem manipulados, trariam as respostas verdadeiras dos fenômenos universais para a comunidade escolar. Espaço, esse, bastante mirabolante e caro, e também fora da realidade da imensa rede de escolas.
Partir para o enfrentamento desse desafio tem sido a questão fundamental para pesquisadores, autores e professores nos últimos anos.
Vale ressaltar ainda que, na maioria das vezes, ir experimentar no laboratório equivalia a um " golpe de sorte". A chance de algo sair errado era grande. Daí, começaram a surgir novas metodologias e tecnologias educacionais, priorizando o trabalho vivencial do estudante e contextualizado. A partir de então, o desenvolvimento da Ciência passa pela formação, aperfeiçoamento, especialização do professor e a vinculação dos projetos de modo que as práticas desenvolvidas sejam com equipamentos acessíveis e garantindo assim uma perfeita imposição entre a prática e a teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário